Conduta nas redes sociais deve ser consciente e estratégica
Você faz uso racional e generalizado da comunicação? Há consciência do poder que ela tem de formular ações e influenciar no cotidiano? A conduta nas redes sociais deve ser consciente e estratégica.
Quando gestora de Comunicação em uma secretaria do governo estadual, uma das principais queixas que eu recebia dos colegas assessores de comunicação era sobre a conduta dos profissionais das instituições onde trabalhavam.
Para quem atua no setor de Comunicação de órgãos públicos, a gestão de crise é muito comum. Porém, não é mérito somente dessas instituições.
Toda empresa tem riscos de passar por problemas de imagem. Pois desde que as redes sociais trouxeram mais visibilidade às marcas e organizações, tornando-se cada vez mais acessíveis a qualquer pessoa, observamos que muitas crises surgem a partir delas.
Hoje, como empreendedora e CEO da Arandela Comunicação Criativa e Colaborativa, oriento nossos clientes e parceiros sobre a importância de manter uma conduta coerente e responsável nas redes sociais, e como fazer isso. É melhor prevenir do que remediar.
Treine, capacite e oriente colaboradores sobre a conduta deles dentro e fora das redes sociais, especialmente quando estiverem em um ambiente da empresa e/ ou falando sobre ela.
Assim como os próprios líderes, gestores e CEOs também devem ser treinados. Nas palestras e treinamentos de mídia que ministro, sempre reforço que uma comunicação estratégica deve ser:
- Alinhada com valores e práticas da instituição
- Ligada à cultura organizacional da empresa
Construa uma Política de Comunicação da sua empresa e desenvolva um manual de conduta nas redes sociais para seus funcionários.
Sempre que receber novos colaboradores, faça treinamentos e apresente esses materiais. Entregue-os associados a algum tipo de bonificação/ meta para quem concluir a leitura deles. E continuamente faça atualizações e novas formações.
Conforme o envolvimento com os processos da empresa, se o colaborador apresentar bom relacionamento com sua equipe e outros setores, proatividade e habilidade de se comunicar bem, essa pessoa tem potencial para ser embaixadora da sua marca.
Só lembre que isso não é algo que deve surgir como imposição. O colaborador deve demonstrar interesse genuíno em suas ações. Porque nada adianta vender a imagem de alguém que “veste a camisa”, sem ela ter a ver com os valores e propósitos da empresa.
E você que é funcionário, não se sinta obrigado a ser uma pessoa influenciadora em nome da marca da empresa onde trabalha. É preciso viver de fato uma cultura de transparência e realmente se sentir satisfeito no ambiente de trabalho. Coerência no discurso é fundamental.
Boas práticas nas redes sociais
Nas redes sociais e fora delas, você é responsável por suas ações. Use sempre o bom senso.
Para empresas:
- Aborde o uso de mídias sociais pessoais durante o horário de trabalho
- Incentive os funcionários a serem respeitosos
- Tenha um código de conduta
- Promova o engajamento dos funcionários
- Explique as preocupações legais e de direitos autorais
- Evite o uso indevido do logotipo da empresa
Para colaboradores:
- Seja extremamente atencioso com as imagens e outras mídias que você publica
- Lembre-se de que a Internet nunca esquece
- Seja diplomático nas redes sociais
- Não faça comentários negativos da equipe nas redes sociais
- Não faça bullying e assédio nas redes sociais (nem fora delas)
- Cuidados ao divulgar informações da empresa, somente com autorização
- Repostas a críticas e comentários negativos, deixe-as para o gestor de mídia social da empresa
Invista em uma comunicação estratégica, fortaleça a sua marca. Conheça os serviços da Arandela Comunicação.
Helga Rackel
CEO Founder
Jornalista profissional, especialista em Marketing Digital, com experiência em gestão de Comunicação e Marketing, assessoria de imprensa, produção de telejornais e rádio.