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Conduta nas redes sociais deve ser consciente e estratégica

Treinamento de mídia e criação de um código de conduta são instrumentos que fortalecem as boas práticas nas redes sociais. (Foto: Jeorge Farias)

Treinamento de mídia e criação de um código de conduta são instrumentos que fortalecem as boas práticas nas redes sociais. (Foto: Jeorge Farias)

Conduta nas redes sociais deve ser consciente e estratégica

Você faz uso racional e generalizado da comunicação? Há consciência do poder que ela tem de formular ações e influenciar no cotidiano? A conduta nas redes sociais deve ser consciente e estratégica.

Quando gestora de Comunicação em uma secretaria do governo estadual, uma das principais queixas que eu recebia dos colegas assessores de comunicação era sobre a conduta dos profissionais das instituições onde trabalhavam.

Para quem atua no setor de Comunicação de órgãos públicos, a gestão de crise é muito comum. Porém, não é mérito somente dessas instituições.

Toda empresa tem riscos de passar por problemas de imagem. Pois desde que as redes sociais trouxeram mais visibilidade às marcas e organizações, tornando-se cada vez mais acessíveis a qualquer pessoa, observamos que muitas crises surgem a partir delas.

Hoje, como empreendedora e CEO da Arandela Comunicação Criativa e Colaborativa, oriento nossos clientes e parceiros sobre a importância de manter uma conduta coerente e responsável nas redes sociais, e como fazer isso. É melhor prevenir do que remediar.

Treine, capacite e oriente colaboradores sobre a conduta deles dentro e fora das redes sociais, especialmente quando estiverem em um ambiente da empresa e/ ou falando sobre ela.

Assim como os próprios líderes, gestores e CEOs também devem ser treinados. Nas palestras e treinamentos de mídia que ministro, sempre reforço que uma comunicação estratégica deve ser:

  •  Alinhada com valores e práticas da instituição
  • Ligada à cultura organizacional da empresa

Construa uma Política de Comunicação da sua empresa e desenvolva um manual de conduta nas redes sociais para seus funcionários.

Sempre que receber novos colaboradores, faça treinamentos e apresente esses materiais. Entregue-os associados a algum tipo de bonificação/ meta para quem concluir a leitura deles. E continuamente faça atualizações e novas formações.

Conforme o envolvimento com os processos da empresa, se o colaborador apresentar bom relacionamento com sua equipe e outros setores, proatividade e habilidade de se comunicar bem, essa pessoa tem potencial para ser embaixadora da sua marca.

Só lembre que isso não é algo que deve surgir como imposição. O colaborador deve demonstrar interesse genuíno em suas ações. Porque nada adianta vender a imagem de alguém que “veste a camisa”, sem ela ter a ver com os valores e propósitos da empresa.

E você que é funcionário, não se sinta obrigado a ser uma pessoa influenciadora em nome da marca da empresa onde trabalha. É preciso viver de fato uma cultura de transparência e realmente se sentir satisfeito no ambiente de trabalho. Coerência no discurso é fundamental.

Boas práticas nas redes sociais

Nas redes sociais e fora delas, você é responsável por suas ações. Use sempre o bom senso.

Para empresas:

  • Aborde o uso de mídias sociais pessoais durante o horário de trabalho
  • Incentive os funcionários a serem respeitosos
  • Tenha um código de conduta
  • Promova o engajamento dos funcionários
  • Explique as preocupações legais e de direitos autorais
  • Evite o uso indevido do logotipo da empresa

Para colaboradores:

  • Seja extremamente atencioso com as imagens e outras mídias que você publica
  • Lembre-se de que a Internet nunca esquece
  • Seja diplomático nas redes sociais
  • Não faça comentários negativos da equipe nas redes sociais
  • Não faça bullying e assédio nas redes sociais (nem fora delas)
  • Cuidados ao divulgar informações da empresa, somente com autorização
  • Repostas a críticas e comentários negativos, deixe-as para o gestor de mídia social da empresa

Invista em uma comunicação estratégica, fortaleça a sua marca. Conheça os serviços da Arandela Comunicação.

Helga Rackel

CEO Founder

Jornalista profissional, especialista em Marketing Digital, com experiência em gestão de Comunicação e Marketing, assessoria de imprensa, produção de telejornais e rádio. 

Categories: Blog
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