Mídias sociais: por que o treinamento dos funcionários é essencial
Mídias sociais: por que o treinamento dos funcionários é essencial
As pessoas usam as redes sociais para se conectar com amigos, familiares e colegas de trabalho. Essas postagens podem se tornar virais em segundos, e a publicação errada pode manchar uma reputação.
A liberdade de expressar a opinião é um direito inerente a todas as pessoas. O uso fácil e acessível das redes sociais faz dessas plataformas espaços comuns para manifestar o que se pensa. No entanto, a partir do momento em que um colaborador de uma empresa se manifesta, para o bem ou para o mal, a opinião dele pode ser vinculada à instituição.
As empresas não devem proibir os funcionários de usar as mídias sociais e falar sobre seu emprego ou manifestar sua opinião sobre um determinado assunto. Mas pode implementar diretrizes de condutas nas mídias sociais que servirão como um lembrete útil para que os funcionários sejam atenciosos, inclusivos e otimistas dentro e fora do trabalho.
Condutas na mídia social
Definir diretrizes de uso das mídias sociais é essencial. E se já existe uma política de conduta dos funcionários, vale acrescentá-las. No entanto, essas diretrizes são apenas o primeiro passo. Toda empresa precisa de um programa formal de orientação de uso das mídias sociais para seus funcionários.
Um programa de treinamentos é uma oportunidade de oferecer uma certificação para que os colaboradores possam compartilhar seus progressos e práticas tanto nos canais internos quanto nas suas próprias redes sociais.
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Social Media Training
O Social Media Training é um treinamento destinado aos porta-vozes de uma instituição pública ou privada, que une conceitos do media training tradicional e técnicas relacionadas às mídias digitais. A depender do foco da empresa, pode também ser desenvolvido para funcionários com base na preparação e fortalecimento das diretrizes de uso das mídias digitais.
Oferecer um treinamento em mídia social cria uma equipe apta a representar seu empregador e consciente da importância de construir sua marca pessoal. Os funcionários se tornam embaixadores da marca.
Isso significa que eles não apenas compartilharão notícias sobre sua empresa, mas também se sentirão confiantes de que sabem como fazer isso de maneira segura e responsável enquanto desenvolvem sua marca pessoal.
No entanto, a implementação do treinamento em mídia social para funcionários não é um processo simples.
5 passos para implementar diretrizes de uso das mídias sociais
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Comece cedo
Não espere uma crise estourar em suas mãos para então criar ou aplicar de fato a política de mídia social na sua empresa.
No momento da contratação de um novo funcionário, aconselho que você já apresente essas diretrizes de conduta. Literalmente, isso deve ser uma das etapas necessárias para ativar e validar o emprego de novos contratados.
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Crie um programa de treinamento em mídia social
Treine os novos contratados. Ou seja, não só entregue um manual como se fosse a “bíblia” da empresa e espere que eles, por conta própria, façam suas interpretações e executem as boas práticas.
O treinamento ratifica aos funcionários que as boas práticas da empresa nas mídias sociais não são apenas da boca para fora; são tão legítimas que eles precisam começar no primeiro dia de trabalho.
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Comunique de maneira clara e objetiva o que você quer
Oriente os funcionários sobre suas primeiras experiências nas redes sociais após o treinamento, isso ajudará seus colaboradores a se sentirem seguros de que estão fazendo a coisa certa quando repassarem informações a amigos e familiares.
Investir na comunicação interna, por exemplo, é uma estratégia fundamental para ajudar a liderança a tratar com funcionários sobre informações importantes, envolver os colaboradores com os valores da empresa e inspirar esses profissionais a um melhor desempenho.
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Incluir gamificação para envolver e recompensar os funcionários
Reconhecer a responsabilidade do funcionário em relação à sua conduta nas redes sociais é incentivador. Aplique avaliações de desempenho, onde os supervisores podem considerar essas contribuições como parte de sua avaliação. Assim, os funcionários podem contribuir com conhecimento e não apenas consumir informação.
Ao treinar os funcionários e criar uma comunidade onde as discussões sejam atualizadas e contínuas, essas pessoas se sentirão alinhadas à marca da empresa onde trabalham e também fortalecerão suas marcas pessoais. “Uma mão lava a outra”.
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Crie um canal de melhoria contínua
Incentive e promova espaços de comemoração para os funcionários treinados, meios onde eles facilmente possam fazer perguntas, interagir e compartilhar as melhores práticas com outras pessoas.
Uma estratégia para isso, por exemplo, é estimular o feedback durante o treinamento. Ouça as experiências dos funcionários, sem fazer julgamentos, e preste atenção no que está funcionando bem dentro e fora das redes sociais, o que os clientes estão dizendo do atendimento, dos produtos e dos serviços.
O treinamento não termina com o workshop, mas deve continuar organicamente como um processo colaborativo.
Reputação da marca
Quando você treina todos os funcionários e destes, escolhe aqueles que podem ser embaixadores da sua marca, isso tanto ajudará a eles e seus colegas quanto seus clientes a se conectarem.
Nem toda plataforma de mídia social é adequada para todas as empresas ou pessoas. Quando usadas corretamente, as mídias sociais podem ter uma grande influência no conhecimento e na reputação da sua marca.
É fundamental assegurar que suas comunicações digitais protejam a reputação de sua marca quando ela mais precisa. Em alguns casos, as respostas e a comunicação online de uma marca podem agravar ainda mais a crise de imagem, o que leva à cobertura da mídia e ao aumento da exposição nas mídias sociais.
O Social Media Training da Arandela Comunicação é totalmente personalizado para sua empresa. Podemos realizar quantas sessões sua equipe precisar, bem como adaptar o conteúdo para atender às suas necessidades, como por exemplo, focar em plataformas de mídia social específicas ou cenários possíveis.
Além de treinar porta-vozes na comunicação de crise em mídia social, o nosso treinamento de mídias sociais corporativas também abrange cursos pontuais que podem se concentrar em um elemento específico do seu plano de mídia social, como configurar contas nas redes sociais corretamente, usar o LinkedIn para fortalecer sua marca, trabalhar a postura e desenvoltura diante das câmeras etc.
Você obtém sucesso em sua empresa ao preparar porta-vozes e ajudar seus funcionários a progredir na carreira deles. Ao colaborar com uma boa gestão de comunicação, sua empresa evita ou se antecipa a crises de imagem, agindo de forma cirúrgica e estratégica quando de fato ocorrerem.
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Helga Rackel
CEO Founder
Jornalista profissional, especialista em Marketing Digital, com experiência em gestão de Comunicação e Marketing, assessoria de imprensa, produção de telejornais e rádio.
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